Pages - Menu

Tendência de Maquiagem para o Verão 2014!

Tendências de Maquiagem verão 2014: Quais serão os hits e por quê?

Bom, dividir as tendências por fotografias seccionadas é um tanto difícil, pois as belezas dos desfiles geralmente constroem-se com simultaneidade de fatores. Mas, vamos lá! ACESSE TAMBÉM +Tudo de Maquiagem - TDMakeup 

Tendência de Maquiagem – Olhos delineados, delineado de gatinho
Presente nos desfiles: Salinas, Água de Coco, Neon, Animale, Triton, Dolce & Gabbana, Chanel, TNG, Giorgio Armani, Christian Dior, Donna Karan, entre outros.

Por que o delineado nos olhos é uma forte tendência de maquiagem para o verão 2014?

Look presente em inúmeros desfiles nacionais e internacionais, em variadas formas, grossuras, cores e combinações.

Delinear é uma das formas mais práticas e eficazes de evidenciar a beleza dos olhos. Além de por em evidência, o delineado também tem a capacidade de modificar o olhar tanto em termos de formato quanto de mensagem transmitida. Dependendo apenas de leves mudanças, este tipo de maquiagem transpassa ares de inocência, ousadia, feminilidade, sensualidade ou até mesmo de anarquia! Ademais, o gosto por olhos delineados já está tão enraizado na psique feminina que creio fazer parte de nosso “DNA psicológico”.

Menos sendo um “tabu” no que concerne à maquiagem, visto que o amor pelo delineador é sempre acompanhado de dúvidas e incertezas acerca de seu método de aplicação, qual mulher nunca desejou por ao menos um dia ter os olhos com o delineado de gatinho à lá Twiggy?

Além de tudo isso, convenhamos, seja fino, grosso, duplo ou colorido, delinear os olhos é um clássico da moda!

Tendência de Maquiagem: Olhos alongados, “gatinho alternativo”




Presente nos desfiles: Amapô, Triya, Juliana Jabour, John Galliano, Roberto Cavalli, Christian Dior, Cavalera, Ellus, Alexandre Herchcovitch, Bianca Marques.

Por que alongar os olhos com o “gatinho alternativo” é uma forte tendência de maquiagem para o verão 2014?

Muitas querem, mas poucas conseguem. É triste, mas é fato. Conforme falamos acima, há uma relação de amor e ódio entre mulheres e delineadores, principalmente quando chega o momento de “puxar o gatinho”. Quem aqui nunca teve que apagar parte do make e/ou desistiu de fazer o efeito simplesmente por não conseguir simetria nos traços?

Pois bem, uma ótima solução para este entrave é justamente acabar com a necessidade de perfeição no delineado! Para tanto, basta alongar a aplicação da sombra, ultrapassando o limite dos olhos com um leve puxado em formato de “V” direcionado ao final da sobrancelha.

Designers nacionais e internacionais apresentaram belezas construídas com a desconstrução do clássico delineado de gatinho, ao invés de linhas simétricas e finas, vimos o esfumaçado, o borrado, o efeito que chamo de “gatinho alternativo” o qual, além de ser de fácil execução, também promove lindos efeitos aos olhos!

Algumas grifes apostaram num “gatinho alternativo” quase imperceptível, como Ellus e Roberto Cavalli; já a Cavalera alongou bem os olhos, num look remetente aos anos 70; Alexandre Herchcovitch bagunçou geral com um look anarquicamente borrado, o qual também produziu o efeito de olhos alongados; e o que dizer então do make carnavalesco da Dior? Seja lá qual for a intensidade, não precisamos necessariamente utilizar o delineador para obter olhos de gata.

Não consegue puxar o gatinho, desconstrua-o!

Tendência de Maquiagem: Côncavo marcado, riscado e pouco esfumado



Presente nos desfiles: Apoena, Iódice, Adriana Degreas, Marc Jacobs, Michael Kors

Por que maquiagens com côncavo marcado, riscado e pouco esfumado são fortes tendências de para o verão 2014?

Poucas foram as marcas que apostaram em côncavos demasiadamente marcados sobre as passarelas brasileiras. Todavia, já percebemos os famosos tutoriais de maquiagem lançar mão desta tendência a qual, de fato, não é tão inovadora assim. O côncavo marcado e pouco esfumado advém da década de 60, perpassa os anos 70 e deságua na década de 80 com cores inusitadas.

Nos desfiles internacionais de verão 2013, que são prenúncios para as nossas temporadas, Marc Jacobs se inspirou com leveza na figura icônica de Edie Sedwick, musa de Andy Warhol. Michael Kors, por sua vez, remeteu ao disco dos anos 80, apostando em côncavos marcados por linhas verdes e azuis.

Felicito-me ao ver esta tendência voltando, sempre gostei do efeito que um mero lápis delineador deslocado ao côncavo doa à maquiagem.

Creio sim que será uma tendência utilizada em larga escala, pois além de remeter ao amado vintage, marcar o côncavo desta maneira é bem mais fácil de ser feito do que o clássico esfumado. Sim, meninas! Demoramos um pouco até nos acostumarmos e também até concluirmos não ser necessário ter extrema simetria entre os olhos. Mas, acreditem, após o estranhamento das primeiras vezes e com um pouco de “manha”, vocês também perceberão o quão simples é executar esta maquiagem.

Tendência de Maquiagem: Lábios vibrantes, batons berrantes



Presente nos desfiles: Cavalera, Acquastudio, Neon, Forum, Ronaldo Fraga, Barbara Bui, Juliana Jabour, Alexandre Herchcovitch, Filhas de Gaia, Bianca Marques, Triya.

Por que batons vibrantes são fortes tendências de maquiagem para o verão?

A primavera e o verão são estações cuja menção automaticamente nos remete às cores. Não obstante temos visto coleções com prevalências de maquiagens monocromáticas, lábios com cores inusitadas berraram pelas passarelas e por certo ecoarão pelos lábios das mulheres.

Apesar de particularmente gostar da ousadia, não creio que batons coloridos em tons alternativos fazem o gosto da maioria das brasileiras. O azul da Acquastudio e o preto do Alexandre Herchcovitch são lindos, mas não cairão na boca do povo. Em contrapartida os rosas da Filhas de Gaia, vermelhos da Cavalera, corais e o alaranjado da Fórum certamente serão usados em larga escala.

Em termos de maquiagem, a mulher brasileira é bem clássica. Entretanto, um item em específico nunca falta no nécessaire: o batom. Aliás, a relação feminina com batons é algo tão intrínseco que todas nós ou somos ou conhecemos alguém que não sai de casa sem aplicar algo nos lábios e/ou é viciada em colecionar (leia-se: comprar) este itenzinho.

Ademais, basta a primavera verão se anunciar para as marcas de cosméticos se anteciparem e lançarem coleções limitadas recheadas de cores vibrantes.
Dica: Para múltiplas opções de cores vibrantes, sejam naturais ou excêntricas, não há nada melhor do que os Lip Tars OCC, fantásticos!

Tendência de Maquiagem: Maquiagem minimalista e look monocromático

Presente nos desfiles: Nicole Miller, Ralph Lauren , Ausländer, 2nd floor, Hermès, Cori, Osklen, Tufi Duek, Samuel Cirnansck, Colcci, Triton, Stella McCartney, Coven, Blue Man e vários outros.

Por que maquiagens monocromáticas e/ou minimalistas são fortes tendências de para o verão 2014?

Simples de fazer, fáceis de combinar, versáteis de usar e ponto. Precisa de algo a mais para justificar esta tendência?

No corre corre do cotidiano, na indecisão da alma feminina, no medo de errar ou ousar, nos dias faltantes de criatividade ou em momentos de preguiça, apostar em looks executados com a simplicidade do minimalismo ou com a facilidade de um único tom prevalente são excelentes alternativas.

Ainda entre o minimalismo das maquiagens, podemos incluir a tendência para peles naturais, preparadas com o intuito de parecer uma “maquiagem não maquiagem”, maquiagem com cara de acordei bonita, sobre a qual falaremos no ultimo tópico deste artigo.

Quanto ao monocromático, destaque para as sombras em tons de marrom e para o inesperado prateado:

Sombra marrom

Presentes nos desfiles: Animale, Cori, Osklen, Maria Filó

Na onda do monocromático/minimalista, um tom em específico sobressaiu nas passarelas e por certo moldará os olhos da mulherada: o marrom – clássico coringa da maquiagem.

Aliás, assim como o delineado, sombras marrons são tão clássicas que nem sei se enquadram a categoria de “tendência”. A meu ver, tons de marrom são as genuínas sombras. Eles acompanham o tom da pele acarretando o efeito perfeito de sombreamento aos olhos, quer seja o marrom neutro da Cori, quer seja o com fundo alaranjado da Osklen.

Dica: a Paleta de sombras Neutras é perfeita para isto!, à venda AQUI)


Presentes nos desfiles: Coven, 2nd Floor, Adriana Degreas, Ausländer, Chanel

O verão geralmente trás ondas de dourados. Contudo, nas coleções de primavera verão 2014 vimos o prateado marcando presença, é como se o cyberdos anos 90 tivesse invadido as passarelas atuais.

Acredito sim que, por modismo, o prata venha a encher os olhos das mulheres. Mas, por gosto pessoal, não sou fã. O prateado é um tom delicado de trabalhar, facilmente caímos no erro, no over, no brega, no “pobre”. Tons prateados combinam bem em peles bem claras ou em peles bem negras, mas para a grande parcela que entremeia estes extremos (nós morenas), não é uma cor fácil de utilizar.

Tendência de Maquiagem: Pele iluminada e/ou bronzeada




Presente nos desfiles: Salinas, Tufi Duek, Blue Man, Oh, Boy!, Nica Kessler, Água de Coco, Patrícia Viera, Lino Villaventura (o qual não apareceu muito devido às máscaras-armaduras).

Por que maquiagens com pele iluminada e/ou bronzeada são fortes tendências de para o verão 2014?

Um clássico do verão, um coringa para quem não tem tempo de ir à praia. Bronzers e iluminadores, ou bronzeadores iluminados doam ares de glamour e esquentam a cútis de todas! E, convenhamos, usar uma pele iluminada e bronzeada à lá deusa praiana é bem mais convincente no verão do que no inverno (bom… é… se bem que aqui em terras tupiniquins nosso “inverno” é entre aspas mesmo).

Tendência de Maquiagem: Pele natural, “make acordei linda”



Presente nos desfiles: Cori, Fórum, Triton, Cantão, Balmain, Ellus, Blue Man, Animale, Cori, Andrea Marques, Alessa, Filhas de Gaia, Ralph Lauren, Blugirl, Hermes, Espaço Fashion, Colcci.

Por que maquiagens com pele natural são fortes tendências de para o verão 2014?

Eis aqui uma tendência também remetente ao minimalismo na qual EU aposto. Sei que muitas de vocês também adoram a teoria de uma “pele natural”, porém poucas efetivamente a adotam na hora de se maquiar.

Além disso, vejo corriqueiramente certo equívoco quando falam em “pele natural”. Muitas (pseudo)gurus de maquiagem passam um reboco na cara e, simplesmente pelo fato de aplicarem algum iluminador por cima da massa corrida, alegam “fiz uma pele natural” (aqui caberia um emoticon caso os mesmos fizessem parte do meu conceito de escrita genuína). Creio que sair de cara lavada faz mais jus à teoria de “pele natural” do que o equívoco mencionado.

Por que não aproveitar o verão e libertar-se das bases e pós pesados a fim de deixar a pele respirar e o brilho natural aparecer? Não é desleixo, isto sim é o natural.

Para quem deseja corrigir algumas imperfeições e mesmo assim sair com cara de nasci linda assim, utilize o mínimo. Apenas o necessário. Corretivos com acabamento natural acompanhados de BB creams, tinted moisturizers (hidratantes com cor), pós minerais já dão conta do recado. Atenção: usar tudo junto não vale para ESTA intenção!

Fonte: http://www.acordabonita.com

É isso!