Pages - Menu

20 de agosto de 2014

Maquiagem para o Trabalho


Abaixo, alguns cuidados e dicas na hora de se maquiar.

Evite os batons escuros, melhor optar por um tom cor de boca ou gloss, mas evite gloss muito melado, aquele que deixa os lábios parecendo que acabou de comer frango, use o bom senso! Evite passar contorno de boca diferente do tom do batom, prefira o contorno no mesmo tom do batom ou gloss, evite que o contorno fique marcado, é muito deselegante!





Sempre deixe as sobrancelhas arrumadas, pois uma sobrancelha bem desenhada é importante, a sombra realça os fios e te deixa com uma aparência leve e feminina. Às vezes uma sobrancelha arrumada, um rímel e batom nos tons e nas proporções adequadas já te deixam bem maquiada e elegante.




Prefira usar as sombras claras ou cores frias (tons de marrom, azul marinho, verde escuro e bege). Deixe as sombras pretas ou muito cintilantes para sair à noite, balada, festas etc.





O rímel pode ser o preto ou marrom, mas evite que eles fiquem grudados ou muito carregados nos cílios. Se optar por usar um delineador ou lápis, faça um traço bem fino.



Use um lápis nos olhos sempre usando o bom sendo, nunca exagere, evite que ao longo do dia fique borrado, prefira repassá-lo várias vezes ao dia.




O blush sempre em tons suaves e opacos, evite usar os cintilantes e os muito "cheguei", e nunca carregue ou exagere no blush, seja discreta. Verifique seu formato de rosto ao aplicar o blush, pois o blush aplicado de maneira errada compromete sua maquiagem, seu visual e até sua reputação dentro da empresa. Veja aqui os formatos de rosto, e aqui a maneira correta de aplicar o blush.



Evite usar corretivos muito claros. Caso você esteja com muita olheira decorrente de insônia ou noite mal dormida, prefira aplicar uma compressa de chá gelado antes de se maquiar e recorra aos corretivos com tonalidade amarela ou verde, veja aqui como usar.


Carregue com você um pó compacto com textura ultra fina, e sempre que sentir a pele oleosa, reaplique o pó. Evite deixar a pele brilhante, principalmente se você trabalha em um ambiente de muita pressão, com luzes fortes ou quando você volta do almoço. O mesmo para o blush, carregue sempre com você uma necessaire com os itens básicos de sua maquiagem diária de trabalho.


Muito importante, procure uniformizar sua pele do rosto com a pele do pescoço, pois se tiver diferença, todo mundo irá perceber até de longe.

Aplique um fixador de maquiagem, para que a maquiagem dure mais evitando vários retoques caso você trabalhe em ambiente muito agitado, ou tem várias reuniões ao dia, ou ainda tem várias visitas fora da empresa, ou se você trabalha principalmente em estabelecimentos comerciais como restaurantes  lanchonetes, bares, supermercados, e trabalha em eventos.




Um passo a passo super prático:
  • Aplique uma base líquida para uma cobertura mais suave, espalhando-a do centro do rosto para fora, de maneira uniforme. Não esqueça de aplicar a base no pescoço!
  • Aplique o pó numa quantidade que tire o brilho excessivo, mas que deixe a pele acetinada.
  • Escove as sobrancelhas e corrija-as com lápis próprio para essa região do rosto, se houver necessidade.
  • Nas sombras use os tons frios como os tons de marrom, azul marinho, bege, verde escuro e branco, evite o preto. Aplique a sombra dentro do côncavo dos olhos e esfume sem deixá-lo marcado. Se for utilizar o lápis para contorno dos olhos, aplique-o em um traço fino sempre junto à raiz dos cílios e não dentro dos olhos.
  • Rímel preto só nos cílios superiores, para os inferiores prefira a máscara incolor.
  • Batom, prefira os tons cor de boca ou tons de rosa claro. Evite gloss com glitter.
  • Blush em tons de pêssego, salmão ou rose. 

Pronto! Agora você já está pronta e bem maquiada para enfrentar qualquer ambiente de trabalho.



Dica útil: troque o delineador por sombra marrom, molhe a ponta do pincel de delinear, aplique na sombra e depois aplique bem junto aos cílios. Não espalhe, espere secar e confira um efeito bem bonito.

Importantíssimo: nunca vá de "cara lavada" ao trabalho, mesmo se você acordou hiper atrasada, tenha sempre na bolsa um "kit salvação", base 3x1 (bastão ou compacta, veja aqui) , pó compacto, rímel e batom cor de boca. Aplique a base 3x1, espalhe bem sem deixar divisões de cores com o pescoço e rosto, aplique o pó compacto evitando o exagero, aplique o rímel uma camada bem passada e por último aplique o batom ou gloss cor de boca. Pronto, em dois minutinhos você tá maquiada! Fácil né!

Lembre-se: em ambientes formais de trabalho a maquiagem deve ser sempre discreta. E de acordo com pesquisas recentes, as mulheres maquiadas no ambiente de trabalho mostram que são mais organizadas e possuem autoconfiança.