Pages - Menu

15 de março de 2015

Maquiagem para quem usa ÓCULOS


  • Quem usa óculos geralmente imagina que não há muito o que fazer para realçar os olhos, uma vez que ficam escondidos atrás da armação.
  • Por isso, freqüentemente capricha na maquiagem de outros pontos do rosto e deixa de lado essa região que é uma das mais importantes e mais visadas pelos interlocutores.
  • Afinal, quando conversamos com alguém procuramos olhar em seus olhos como forma de demonstrar interesse e atenção no que está sendo dito.
  • Mas será que não há meios de harmonizar óculos e maquiagem?
  • Com algumas dicas certas, dá para combinar óculos e maquiagem, sim.
  • Mas é preciso seguir algumas regrinhas básicas:


  • A sobrancelha é um dos primeiros itens a merecer atenção.
  • Ela nunca deve ficar escondida pela armação dos óculos.
  • Se essa armação for do tipo quadrada ou retangular, é importante realçar a linha da sobrancelha, desenhando um leve ângulo com um lápis apropriado, mas tomando o cuidado para não deixá-la muito arqueada.

  • Os óculos "escondem" cerca de 30% da maquiagem.
  • Então é bom realçar o formato dos olhos com delineador ou lápis e sombras em tons de marrom.
  • Mas não carregue muito na mão, pois pode correr o risco de criar um efeito muito dramático.
  • Para encontrar a proporção mais adequada a seu formato de olho e tom de pele, faça alguns testes consultando sempre com sinceridade o espelho.
  • Se encontrar dificuldade, também vale procurar a orientação de um maquiador.

Muita gente desaconselha o uso de rímel por quem usa óculos. mas é apenas uma questão de escolher o produto certo. No mercado existem máscaras que alongam os cílios e outras que apenas conferem volume. As usuárias de óculos devem ficar com essas últimas, pois realçando o volume dos cílios os olhos ganharão mais destaque atrás das lentes, sem ficar encostando nelas.


Quanto às outras partes do rosto, procure investir numa maquiagem equilibrada. Tem gente que cai na armadilha de escolher um batom muito forte pensando que assim pode desviar a atenção dos óculos e acaba conseguindo um resultado duvidoso. O melhor mesmo é escolher tons que formem um conjunto harmonioso, em que um item não sobressaia mais do que o outro.
Como se maquiar quando usa óculos:
  • Quando for comprar seus óculos, utilize sua maquiagem habitual para ver o efeito e, assim, ajudar na escolha do formato que melhor lhe favorece.
  • Não se esqueça que as sobrancelhas devem ficar aparentes, pois colaboram com a expressividade do rosto.

    Para quem é míope:
  • As lentes corretivas produzem um efeito óptico que deixa os olhos muito menores.
  • Utilize maquiagem de forma que os olhos pareçam maiores, mais largos. Utilize delineadores.
  • Para quem é hipermétrope (vê mal de perto e de longe):
  • As lentes corretivas aumentam os olhos, deformando-os.
  • Fique com os tons pastéis e uma maquiagem discreta e ligeira, que atenue a importância da íris.
  • Esfumace bem e não exagere nos traços.
  • Cuide para que os cílios fiquem bem separados após a aplicação do rímel.


A cor dos seus olhos é...
Com esses toques simples sua maquiagem ficará super chique. E seus óculos estarão perfeitamente enquadrados no visual.

5 dicas infalíveis para quem usa óculos e quer se maquiar
1. A combinação da maquiagem com o tipo de armação fica perfeito.oculosmaquiagem-imagem2
2. Não use muita base pois a armação vai pesar e dar uma marcadinha! oculosmaquiagem-imagem3a
3. Não descuide das sobrancelhas, pois os óculos as deixam mais evidentes.oculosmaquiagem-imagem4
4. Dê mais volume aos cílios aplicando duas camadas generosas de rímel mas tome cuidado para não alongá-los, pois evita que borre a lente.oculosmaquiagem-imagem5

Tamanho do óculos x tipo de maquiagem

Óculos pequenos

Nicole Kidman e Tina Fey: óculos pequenos, maquiagem discreta (Getty Images)Nicole Kidman e Tina Fey: óculos pequenos, maquiagem discreta 
Se os óculos forem quase do mesmo tamanho que o contorno do olho, o ideal é fazer uma make mais básica, que não irá brigar com o acessório. Capriche no lápis rente aos cílios superiores e inferiores para destacar bastante os olhos e invista na máscara de cílios. Para preencher a pálpebra móvel, escolha um tom neutro, discreto e sem muito brilho, como o marrom passado bem suavemente.

Óculos grandes

Anne Hathaway mostra que o modelo de armação grande é sexy (Getty Images)Anne Hathaway mostra que o modelo de armação grande é sexy 
Estes modelos já nos permitem ousar um pouco mais. Você pode apostar em sombras coloridas, esfumado, sombra na linha inferior dos cílios, lápis colorido na linha d’água, côncavo marcado, etc. Certifique-se, no entanto, de que a armação está bem posicionada: ela não deve ultrapassar as sobrancelhas.

Óculos coloridos

Combine os óculos de armação vermelha com o batom na mesma cor (Thinkstock)Combine os óculos de armação vermelha com o batom na mesma cor 
É preciso ter cuidado para que as cores não sejam conflitantes. Se a armação for de tom forte, o ideal é optar por tonalidades claras e pastel para os olhos, ou então, para não ter erro, tons neutros, como o preto, marrom e suas variações.
É possível explorar bastante as armações coloridas e estampadas para compor um visual mais interessante. Se seus óculos são vermelhos ou vinhos, você pode usar um batom no mesmo tom e completar com um olho preto levemente esfumado. A combinação fica sensual e ousada na medida certa.

Óculos gatinho

Aposte nos óculos modelo gatinho + delineador (Thinkstock)Aposte nos óculos modelo gatinho + delineador 
Este modelo está super em alta e deixa o rosto mais feminino e sexy. O par perfeito dos óculos gatinhos é o delineador, que pode ou não seguir o mesmo desenho da armação. Na área inferior dos olhos, passe um lápis somente do canto externo até, mais ou menos, a metade do olho, dando uma leve esfumada. Para finalizar, abuse da máscara para cílios. O look fica moderno, fashion e muito gracioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem se gostaram ou não dessa matéria, para aprimorarmos ainda mais nosso blog, obrigada!